Primeiramente, SEO é a sigla de “Search Engine Optimization”, cuja tradução seria “Otimização para Ferramentas de Busca”. Assim, trata-se de uma associação de táticas em que o objetivo é apresentar os sites de maneira mais fácil nos rastreadores de busca para que, desse modo, determinada página fique em uma boa posição na busca.

Quando seu site é um dos primeiros a serem indicados pelos mecanismos de busca, ele poderá obter mais visualizações e visitas por meio de buscas orgânicas, aquelas que não são pagas. Desta forma, você também poderá atrair mais clientes, leitores e interessados em sua marca ou seu produto.

Existem inúmeras ferramentas de SEO que você pode utilizar,  cada qual com sua especificidade.

Abaixo segue 5 ferramentas que sempre utilizo pra testar o SEO e melhorá-lo:

1- PageSpeed

Para se ter um bom SEO, obrigatoriamente a performance do seu site tem que ser boa também. Com essa ferramenta é possível otimizar a performance do site da melhor maneira.

2- Website Grader

Ele lhe mostra uma análise sobre Performance, SEO e segurança.

3 – Neil Patel – Ferramenta de SEO

Análise detalhada sobre SEO e Performance. Uma vantagem desta ferramenta é que ela lhe da a possibilidade de comparar o seu site com outros e faz um ranking no final entre os sites comparados.

4-  WooRank

Análise muito completa de todo o site. Ele é o único que não é free, mas para quem trabalha com SEO, vale o investimento.

5- Freeseoreport

Análise bem completa de todo o site, tanto no quesito SEO como também performance.